Sinais e Sistemas

Avaliação

  • A avaliação da disciplina tem uma componente de laboratório, com peso de 15%, e outra correspondente a testes ou exame, com peso de 85%. Esta segunda componente corresponde a dois testes, com pesos de 35% e 50% respectivamente, ou exame final, com peso de 85%. A classificação final corresponde, portanto, ao máximo de entre os dois seguintes valores:
    • 0,15 x Laboratório + 0,85 x Exame.
    • 0,15 x Laboratório + 0,35 x 1º Teste + 0,5 x 2º Teste.
       
  • Os alunos que tenham frequentado o laboratório num semestre anterior podem utilizar a respectiva classificação no semestre actual. Nesse caso não devem inscrever-se para o laboratório no semestre actual.
     
  • A forma de cálculo da classificação para melhoria de nota, ou em época especial, é a mesma que para os alunos normais. Na época especial os alunos poderão apenas realizar o exame; terão de utilizar uma classificação de laboratório obtida anteriormente.
     
  • Os alunos podem realizar um dos testes na data de exame, independentemente de já o terem realizado anteriormente ou não. Caso repitam um teste na data de exame, conta, para esse teste, a melhor das duas classificações obtidas.
     
  • Na data de exame os alunos têm de escolher, antes do início da prova, se querem realizar um teste ou o exame. Este último conta como uma componente única, e não como dois testes separados.
     
  • Para obter aprovação na disciplina é necessário:

    • Ter classificação total igual ou superior a 10 valores.

    • Ter classificação igual ou superior a 10 valores no exame ou na média ponderada dos testes, dada por (0,35 x 1º teste + 0,5 x 2º teste) / 0,85.

  • Não existe nota mínima para nenhum dos testes, individualmente, nem para a componente de laboratório.
     

Regras para a realização das provas de avaliação

  • Nas testes e no exame só é permitida a consulta do formulário da disciplina, que pode ser obtido na página de Bibliografia. Os alunos devem imprimir o seu próprio exemplar do formulário e levá-lo para as provas.
     
  • A resolução das prova deverá ser feita a tinta ou esferográfica de cor não vermelha (norma do Regulamento de Avaliação do IST).
     
  • Nas provas de avaliação só é permitido o uso de calculadoras simples de quatro operações (eventualmente com raiz quadrada e/ou percentagem), sem funções trigonométricas, estatísticas ou outras semelhantes, e sem possibilidade de programação ou de utilização alfanumérica. Todos os cálculos poderão ser feitos à mão, pelo que a calculadora não é necessária. Os alunos que, apesar disso, pretendam utilizar calculadora deverão assegurar-se com antecedência de que têm uma calculadora do tipo indicado.

    O motivo da restrição relativa à calculadora é o seguinte: pretende-se que os alunos tenham, para consulta, apenas o formulário. Nas condições em que os testes são realizados, com um número elevado de alunos, torna-se impossível distinguir, individualmente, se cada calculadora permite ou não guardar informação adicional para consulta. Por esse motivo não se permite o uso de qualquer calculadora que tenha mais do que as quatro operações básicas, eventualmente com raiz quadrada e/ou percentagem.
     
  • Nas provas de avaliação não é permitido o uso de telemóveis nem de equipamentos semelhantes, mesmo que seja para servirem de relógio ou de calculadora.
     
  • O 1º teste cobre toda a matéria tratada nas aulas até à véspera do teste. O 2º teste cobre toda a matéria.
     
  • Todas as provas de avaliação da disciplina podem ser realizadas em folhas A4 simples, identificadas com o número e os primeiro e último nomes do aluno.
     
  • Os alunos devem levar para as provas todo o material de que necessitem, incluindo o formulário e as folhas de prova e de rascunho. Durante a realização das provas não é permitido pedir quaisquer objectos a colegas.
     
  • Recomenda-se a leitura das notas sobre a forma de apresentar as respostas em provas de avaliação.

 

Datas previstas para as provas de avaliação

1º teste

9 de Abril

2º teste

28 de Maio

Exame

11 de Junho

 

Enunciados de provas de avaliação



Resultados da avaliação